Release Pessoal
O GLOBO: “Yassír Chediak tem o mérito de transpor a viola caipira do seu universo original e levá-la a caminhos sonoros diferentes. Mas a essência regional está viva em registros como os de “Ave Maria dos Namorados”, de Evaldo Gouveia e Jair Amorim, e “Malícia da Beleza”, parceria com Jorge Mautner e Nelson Jacobina.” (J.P)
O PASQUIM: “Definido pelo Jackson Antunes como “o violeiro surfista de botina gomeira”, o jovem Yassír Chediak abraça a viola caipira como se convivesse com ela há cinquenta anos: com carinho, respeito e muita criatividade. Em seu último CD Estradas, o músico reafirma seu amor pelo instrumento e revela-se um melodista de movimentos elaborados e inspiradíssimos. Suas canções recebem boas letras de Marcos Paiva, da dupla Mautner/Jacobina e Braz Chediak, seu pai (a arte está no sangue. Yassír é também sobrinho do teatrólogo Jesus Chediak e do músico e produtor Almir Chediak, recém falecido. Corram atrás desse disco, ele tem alma e delicadeza.” (Luís Pimentel).
Não é à-toa que Yassír foi convidado, e participou, por duas semanas consecutivas no programa Jovens Tardes, dirigido por Marlene Mattos, na TV Globo. Sua música envolvente e sua figura marcante provocou aplausos e admiração do público. Em seguida participou, fazendo um solo de viola, em A Casa das Sete Mulheres, na mesma emissora, dirigido por Jayme Monjardim.
Seu CD “Estradas”, tem despertado admiração entre os especialistas e a música título, parceria sua com Marcos Paiva, foi escolhida para fazer parte da série Carga Pesada e incluída no CD do mesmo nome, da Som Livre, e está sendo tocada nas rádios de Norte a Sul do Brasil.
Quase simultaneamente com o lançamento do CD é convidado pelas Galvão e participa do Show “Encontro de Gerações” no Teatro “São Pedro” em São Paulo.
O grande Sérgio Reis o entrevista em seu programa da Rádio Nativa (SP), transmitido para mais de 200 emissoras e prestigia suas músicas.
A EPTV (Rede Globo) faz longa entrevista com Yassír, em seu programa Terra da Gente, apresentado em São Paulo e no interior de Minas Gerais, onde ele toca várias músicas de seus Shows, com repertório de Tião Carreiro, Almir Sater, clássicos sertanejos e músicas de seu CD.
Entra para a gravadora Paulitura, do compositor e produtor Paulo Debetio (Nuvem de Lágrimas), um dos maiores e mais respeitados nomes da música brasileira.
YASSÍR participa de movimentos musicais, faz música para filmes, desenhos animados, peças teatrais e escreve para a Revista Viola Caipira. É editor do site www.violacaipira.com.br , que já é uma referência virtual para os aficionados pela música brasileira.
Seus shows, por onde passa, atrai grande público. Com sua voz, sua viola e sua figura, Yassír Chediak é um nome crescendo dia a dia no cenário musical de nosso País.