Modalidade de Rodeio Prova de Três Tambores

POR: redatores da clubecavalo.shop
FOTO: site https://www.sumetal.com.br/

Caracterizada pela técnica de contornar três tambores no menor tempo possível, a charmosa prova de Três Tambores surgiu no Texas (EUA), na década de 40.  Conhecida pela presença feminina, a competição lida com a habilidade física e atlética do cavalo e com a capacidade da amazona. Ela é realizada em todos os circuitos de rodeio do Brasil pela ABQM (Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Quarto de Milha). É uma prova que tem como desafio a alta velocidade, pois deve ser feita no menor tempo possível e normalmente é realizada com o Cavalo Quarto de Milha.

Para participação correta na prova de três tambores, as amazonas devem estar devidamente vestidas, dom o traje oficial que envolve uma botina, calça, chapéu e camisa longa com os punhos abotoados e cinto com fivela. A prova traz charme e elegância para dentro da arena, já que é a única com participação feminina.

A atividade exige muito treinamento para evitar quedas e penalizações. Os tambores ficam cerca de 30 metros de distância um do outro e formam uma linha imaginária no formato de um triângulo.

A prova de tambor consiste em contornar esses 3 tambores distribuídos na forma triangular, no menor tempo possível.

A contagem do tempo começa quando o focinho do cavalo cruza a linha de partida. O primeiro tambor deve ser contornado da esquerda para a direita e os outros dois, da direita para a esquerda. A medida oficial dos tambores é de 27,50 m entre o 1º e o 2º, e de 32m entre o 2º e o 3º.

Caso a competidora derrube o tambor, ela é penalizada em cinco segundos que são acrescidos no tempo final. Erro de percurso, se a competidora cair do animal ou se chegar com qualquer parte do corpo para fora do animal, são considerados casos de desclassificação.

O objetivo dos Três Tambores é fazer o contorno em volta dos tambores que ficam na arena em forma triangular, à uma distância de 30 metros cada um. Ganha o competidor que fizer o percurso em menos tempo, pois o cronômetro é ligado quando o focinho do cavalo cruza a linha de partida.

O primeiro tambor deve ser contornado em giro de 360º da esquerda para a direita, e os dois últimos também devem ser contornados em um giro de 360º, porém, da direita para a esquerda.

• A regra do giro de 360º pode ser invertida caso o competidor julgue necessário;
  • O competidor pode escolher por qual tambor começar;
  • São necessários três tambores de 200 litros vazios;
  • A distância entre os tambores deve ser verificada pelo juiz;
  • Se derrubar um tambor, há acréscimo de cinco segundos;
  • Se houver a derrubada de dois tambores, o participante é desclassificado;
  • Caso o participante caia do cavalo, também há a desclassificação;

A velocidade e o entrosamento com o animal são fundamentais para a boa apresentação. A média de tempo da prova dos tambores é de 18 segundos. Os tempos são todos muito próximos, tanto que o Record mundial no esporte é 17s600ms.

O juiz tem função de fiscal na modalidade. Após o termino da apresentação, se o animal apresentar qualquer ferimento proveniente do chicote e ou da espora, a peoa é desclassificada.

Na sequência, todas participantes devem ser pesadas, junto com o próprio equipamento (sela e manta) da prova. O peso mínimo exigido é de 65 quilos para que a disputa fique equilibrada. São permitidos enchimentos (mantas extras) para completar o peso.

Acredita-se que a prova iniciou-se como uma forma de ocupar as mulheres enquanto os maridos trabalhavam no campo. Elas selavam os cavalos e cavalgavam nas proximidades das casas. Hoje, os Três Tambores é disputado em quase todos os rodeios.

Categorias da prova de Três Tambores

O mais interessante sobre essa modalidade e mais democrático é o fato de contar com categorias para homens, mulheres e crianças. Por isso, uma das mais amadas pelos cowboys e cowgirls de todas as idades. Sem contar que é uma modalidade esportiva que oferece bastante emoção para quem está assistindo.

Principais eventos com provas de Três Tambores

Em nível mundial, as duas principais competições da prova do tambor são:

• Wrangler National Finals Rodeo – Las Vegas
  • Circuit Finals Rodeo – Oklahoma City