Sedém

Corda feita de lã ou com fios do rabo do cavalo amarrada na virilha do animal. É usada para estimular os pulos. Não machuca, apenas incomoda. É usada em todas as modalidades de montaria em cavalo e touro.

Corda Americana

Acessório que envolve o tórax do animal onde o peão segura com a mão de apoio. Feita de náilon ou rami (fibra vegetal), é trançada manualmente e recebe breu para possibilitar maior aderência ao segurá-la com luva. Usada apenas na montaria em touro.

Polaco

Corda feita de lã ou com fios do rabo do cavalo amarrada na virilha do animal. É usada para estimular os pulos. Não machuca, apenas incomoda. É usado em todas as modalidades de montaria em cavalo e touro.

Arreio

Assento de couro colocado sobre o cavalo no estilo Cutiano.

Estribo

Acessório de metal onde o cavaleiro coloca os pés. Usado no Cutiano e na Sela Americana.

Barrigueira

Cinto que prende o arreio (Cutiano), "pequena sela" adaptada com uma alça (Bareback), e a sela (Sela Americana) ao cavalo, passando pela barriga do animal.

Rédea

Corda em que o peão segura com a mão de apoio. Usada apenas no estilo Cutiano.

Peiteira

Apoio que passa no peito do cavalo. Usado para proporcionar maior equilíbrio ao peão no estilo Cutiano.

Baixeiro

Capa feita em tecido grosso ou de pele de carneiro, colocada entre o lombo do animal e o arreio. Usada no Cutiano.

Alça de Apoio

É adaptada a uma "pequena sela", sendo que este conjunto é posicionado entre a crina e o dorso do animal. Acessório do estilo Bareback.

Cabo de Sisal

Corda presa ao cabresto.

Cabresto

Vai na cabeça do cavalo e na montaria Sela Americana, é ligado a um cabo de aproximadamente 1,20m.

Sela

Assento feito em couro, sem pito, usado apenas na modalidade Sela Americana.