O que é um release e para que serve?

Também conhecido pelo termo “press release”, um release artístico nada mais é que uma apresentação resumida sobre a sua trajetória musical até a data presente. Ou seja, precisa ser constantemente atualizado.

Como fazer release?

Abaixo alguns pontos importantes que devem ser considerados na hora de fazer um release.

1. O TÍTULO É MUITO IMPORTANTE

O título é, muitas vezes, subestimado, mas quem conhece sua importância pode utilizá-lo em benefício das estratégias e comunicação com o público.

Você deve ter em mente que o título deve causar o impacto necessário para atrair o interesse do leitor. Dessa forma deve ser simples, rápido e objetivo.

O título do release deve conter o nome da Banda, do Compositor ou da Dupla escrito de forma correta.

2. FOQUE NO RELEASE

Durante a produção do texto, jamais perca o foco. Para que ele faça sentido e não se torne enjoativo para quem ler. Você deve manter uma linha de raciocínio clara e direta, sem muitos enfeites.

Foque mais na qualidade da escrita do que na quantidade de linhas, pois dessa maneira o leitor não perderá o interesse. O release não deve ser somente um textinho com uma biografia. O release tem como objetivo apresentar o seu trabalho ao mundo e despertar o interesse dos jornalistas, gravadoras ou blogueiros. Você deve entender que para escrever um release de qualidade e algo que chame a atenção de jornalistas é quase que um dever do artista, compositor, banda, produtor ou empresário

3. NÃO SE ESQUEÇA DOS CINCO ITENS BÁSICOS

O lide é o primeiro parágrafo de um texto, e ele responde as sequintes perguntas:

• O quê?
  • Quem?
  • Quando?
  • Onde?
  • Por quê?

Isso permite ao leitor saber as informações essenciais. Lembrando que o release não deve ser muito extenso e nem passar de um folha no total.

4. ORGANIZE-SE E DÊ CREDIBILIDADE AS INFORMAÇÕES

Separe todas as anotações, dados, estatísticas e informações que tem utilizado para dar apoio à sua construção de pensamentos e dedique um tempo para organizá-las. Ordená-las de modo que façam sentido entre si será fundamental para a montagem da estrutura do texto. Além disso, quanto mais informações, principalmente que venham de fontes confiáveis (e que possam ser checadas publicamente), melhor.

De acordo com estudos, o usuário de internet, ao ler algum título, leva em média geral 3 segundos. Caso você consiga despertar o interesse do leitor pelo título, agora você tem direito a mais 15 segundos pra fazer com que ele leia todo o resto do conteúdo. Para isso, a descrição ou chamada do seu texto não pode ser longa e precisa gerar interesse pra o leitor continuar.

5. Siga todos os passos do preenchimento dos forms no site

É extremamente importante você seguir atentamente todos os campos do site e preenche-los de forma correta e com todas as informações possíveis, principalmente os campos de: e-mails, telefones e redes sociais.

6. Impressão e compartilhamento

Após o preenchimento de todos os dados do form seu Release estará pronto e você poderá imprimi-lo ou compartilha-lo.