Siga o Clube Sertanejo nas Redes Sociais

Anos 20 - NASCIMENTO DO COUNTRY

Jimmie Rodgers
(8 de setembro de 1897 - 26 de maio de 1933)
Maiores sucessos: "T for Texas", também conhecida como "The Blue Yodel"; "In the Jailhouse Now"

Vernon Dalhart
(6 de abril de 1883 - 18 de setembro de 1948)
Maiores sucessos: "The Prisoner's Song", "The Wreck of the Old 97"

The Carter Family
Alvin Pleasant Carter (15 de Dezembro de 1893 - 7 de novembro de 1960);
Sara Carter (21 de julho de 1899 - 8 de Janeiro de 1979);
Maybelle Carter (10 de maio de 1909 - 23 de outubro de 1978)
Maiores sucessos: "Will the Circle Be Unbroken", "Wildwood Flower"

Jimmie Rodgers misturou estilos musicais. The Carter Family continuou com a tradição. Vernon Dalhart popularizou. Todos eles fizeram o rascunho daquilo que se tornaria a mais distinta invenção americana: a country music. Seus talentos foram prejudicados pelo tempo. A Country music não teria sido possível antes dos anos 20, quando a produção em massa de rádios e discos derrubou as muralhas que mantinham os estilos americanos confinados em suas respectivas regiões.

Dalhart, praticamente esquecido hoje em dia, foi a primeira maior estrela da Country Music. Nascido como Marion Try Slaughter em uma família que criava gado no leste do Texas, mudou-se para Nova Iorque em 1910 e encontrou emprego cantando em funerais, e depois em pequenas óperas. Sua carreira musical decolou em 1924, quando lançou "The Prisoner's Song" e "The Wreck of the Old 97". Sua habilidade em cantar músicas caipiras ou sertanejas de modo que agradasse à população em geral o tornou o primeiro milionário da música country. A fama de Venon Dalhart aproximou-se do fim nos anos 40, vindo a ser balconista de um hotel em Bridgeport, onde morreu em 1948.

Em busca de mais sucessos como aqueles, as gravadoras começaram a enviar para o Sul observadores em busca de novos talentos. Um deles, Ralph Peer da Gravadora Victor, descobriu Jimmie Rodgers e a família Carter, realizando gravações em 1927 em Bristol, no Tennessee. "Essas gravações são o evento mais importante para a country music," disse Johnny Cash.

Rodgers e os Carters (liderados pelo patriarca Alvin Pleasant, sua mulher, Sara, e o guitarrista Maybelle, primo de Sara) foram muito importantes ao inventarem duas tradições. Rodgers misturou blues, yodels (canções onde se alternava muito a voz) e músicas folclóricas para cantar sobre bêbados, andarilhos e estivadores. Os Carters falavam sobre casa, Deus, mãe, família e fé, e cantavam sobre isso em um estilo bem harmonioso. O estilo rápido de Maybelle tornou-se a maior influência da Country Music.

Jimmie Rodgers tornou-se muito popular. Quando a tuberculose o atacou, recusou-se a diminuir o ritmo de uma gravação que estava indo rápido. "Quero morrer de botas," falou à sua esposa. Para muitos da família Carter, cantar era como um bico.

Durante as gravações, Sara disse, "Ora, nós vamos pra casa e plantamos milho." Para economizarem, A.P. imprimia panfletos com seus nomes, onde fazia uma promessa ("O Show é Moralmente Bom") e linhas em branco, onde ele preenchia com a data e local da próxima apresentação.

Anos 30 - COUNTRY - E FAROESTE TAMBÉM

Gene Autry
(29 de setembro de 1907 - 2 de outubro 1998)
Maiores sucessos: "Back in the Saddle Again", "Tumbling Tumbleweeds"

Bob Wills
(6 de março de 1905 - 13 de maio de 1975)
Maiores Sucessos: "San Antonio Rose", "Smoke on the Water"

Patsy Montana
(30 de outubro de 1912 - 3 de maio de 1996)
Maiores sucessos: "I Want To Be a Cowboy's Sweetheart", "Rodeo Sweetheart"

Expandindo sua formação nos anos 20, a country music adicionou um toque do oeste nos anos 30. Cowboys cantores como Gene Autry tornaram-se grandes sucessos; no Texas, o inovador Bob Wills ajudou a criar uma nova dança chamada "western swing"; e Patsy Montana tornou-se a primeira estrela country feminina com a música "I Want To Be a Cowboy's Sweetheart".

No Sudeste, a Depressão (crise de 1929) fez com que as vendas dos discos caíssem rapidamente, mas a country music se manteve graças ao rádio. O destaque, no entanto, começou a mudar de bandas que tocavam músicas sertanejas para artistas solo como Roy Acuff e Ernest Tubb. Em 1934, a gravadora Decca Records formou-se como selo. Até a sua criação, a música sertaneja era mais explorada pelo rádio e por apresentações. Decca tornou-se o primeiro grande e importante selo da música country.

Mas o melhor dos anos 30 veio do oeste. Em 1933, Bob Wills e Tommy Duncan formaram a "Bob Wills and His Playboys" (mais tarde renomeada como The Texas Playboys). Seus violinos, juntos com uma grande orquestra, solos de jazz, bateria e guitarras amplificadas, fez de Wills o indiscutível "Rei do Western Swing." Seu encorajamento ao guitarrista Leon McAuliffe -- "Bota pra quebrar, Leon" -- tornou-se uma frase famosa. "Eu sei o que estou fazendo, oras." falou à revista Time. "Só estou tocando o que o povo gosta de ouvir."

Gene Autry começou como imitador de Jimmie Rodgers, mas encontrou sua vocação ao usar dois revólveres e cavalgar Champion, seu cavalo. Através de filmes e de seu popular programa de rádio Melody Ranch, tornou-se o cowboy cantor No. 1 da América. Com seu novo estilo do oeste, em suas músicas falava sobre liberdade e lugares inexplorados.

Patsy Montana, nascida em Arkansas, foi a primeira mulher a ficar famosa na música country, com "I Want To Be a Cowboy's Sweetheart", de 1935. Foi o maior sucesso da sua carreira, criando a imagem da cowgirl e tornando-a a maior vocalista country da época.

Anos 40 - AÍ VEM O HONK-TONK

Bill Monroe
(13 de setembro de 1911 - 9 de setembro de 1996)
Maiores sucessos: "Blue Moon of Kentucky", "Uncle Pen"

Ernest Tubb
(9 de fevereiro de 1914 - 6 de setembro de 1984)
Maiores sucessos: "Walking the Floor Over You", "Waltz Across Texas"

Roy Acuff
(15 de setembro de 1903 - 23 de novembro de 1992)
Maiores sucessos: "The Great Speckled Bird", "Wabash Cannonball"

Vida boa, bebida e danças vieram com o honky-tonk, como um lugar e como um estilo musical no country. Essa gíria para "salas de bar" entrelaçou-se com a country music nos anos 40, quando Ernest Tubb reinava como o rei das caixas de música que tocavam honky-tonk.

Ernest Tubb, o "Texas Troubadour," iniciou sua carreira nos anos 30 como imitador de Jimmie Rodgers. A devoção de Tubb era tão grande que até copiou o casaco de Rodgers de algumas fotos antigas. Tubb encontrou seu estilo próprio em 1941 com a canção "Walking the Floor Over You." Em 1943, ao mudar-se para Nashville, apresentou a guitarra elétrica e a steel guitar aos ouvintes da Grand Ole Opry.

O grande programa Country do rádio -- a Grand Ole Opry, transmitida numa estação AM de Nashville -- também encontrou seu grande sucesso durante os anos 40: Roy Acuff. O grande jogador de beisebol Dizzy Dean apelidou Acuff como "King of the Hillbillies" (Rei dos Caipiras) que logo foi modificado para "King of Country Music" (Rei da Country Music). O título foi merecido nos anos 40 quando começou a tocar para públicos acima de 15.000 pessoas e foi tão popular durante a Segunda Guerra Mundial quanto Benny Goodman e Frank Sinatra. Dizem que marinheiros no Oceano pacífico escutavam soldados Japoneses ofendendo-os gritando: "Pro inferno com Roosevelt! Pro inferno com Babe Ruth! Pro inferno com Roy Acuff!" Sua parceria com Fred Rose estabeleceu a publicidade da música country em Nashville pela primeira vez. Isso eventualmente ajudou Nashville a tornar-se a cidade natal da country music.

Bill Monroe, o pai do bluegrass, conheceu a fama durante os anos 40. Quando ele e sua banda, a Blue Grass Boys, entraram para a Grand Ole Opry em 1939, a maioria dos elementos do estilo já estavam em seu lugar -- um ótimo ritmo, altas harmonias, um bom violino e um bandolim enlouquecido. O vocalista Lester Flatt e o tocador de banjo Earl Scruggs entraram para a banda, completando o estilo que teve seu nome a partir da banda de Monroe.

Anos 50 - O SOM DE NASHVILLE

Eddy Arnold
(15 de maio de 1918 - )
Maiores sucessos: "Anytime", "Take Me in Your Arms and Hold Me"

Lefty Frizzell
(31 de março de 1928 - 19 de julho de 1975)
Maiores sucessos: "If You've Got the Money, I've Got the Time", "Always Late (With Your Kisses)"

Hank Williams
(17 de setembro de 1923 - 1 de janeiro de 1953)
Maiores sucessos: "Jambalaya (On the Bayou)", "Hey, Good Lookin' "

A prosperidade após a guerra tornou possível o primeiro estouro da country music. A Grand Ole Opry, transmitida todo Sábado à noite, atingia 10 milhões de ouvintes. As danças desenvolveram-se por todo o país, e no começo dos anos 50 a música country fez as suas primeiras aparições na televisão nacional.

Com esse estouro, o country teve sua primeira grande tragédia em grande escala: a estrela de Hank Williams se apagava. Ele escrevia simples canções como "Cold, Cold Heart" e "I'm So Lonesome I Could Cry". Chegou ao estrelato no final dos anos 40 e início dos 50. "É preciso ter cheirado muito esterco de cavalo antes de cantar como um caipira.", disse. Sua vida de beberrão o destruiu: Hank foi encontrado morto no banco de trás de um Cadillac em 1 de janeiro de 1953, num show em Canton, Ohio. Tinha 29 anos. No funeral de Hank, Red Foley cantou "Peace in the Valley" e, em coro, Foley, Roy Acuff, Little Jimmy Dickens, Carl Smith, Webb Pierce, Johnny Wright e Jack Anglin cantaram a música de Hank "I Saw the Light".

O impacto que Lefty Frizzell causou foi maior do que esperava. Seu estilo inspirou George Jones, Merle Haggard, John Anderson, Keith Whitley e muitos outros artistas. Uma vez ele explicou seu estilo lento: "Quando canto, para mim, cada palavra tem um sentimento. Eu preciso senti-la, preciso segurá-la..." O rock 'n' roll chegou para roubar as vendas dos discos country, mas Owen Bradley e Chet Atkins revidaram criando um estilo pop-country, "O Som de Nashville", liderado por artistas como Jim Reeves, Eddy Arnold e Patsy Cline.

Funcionou melhor com Eddy Arnold, que teve 10 maiores sucessos a mais do que qualquer outro artista. O som puro de Eddy o tornou o primeiro astro country a ter seu próprio show na TV e um convite para o NBC's Tonight Show.

Anos 60 - CONQUISTAS E TRAGÉDIAS

Patsy Cline
(8 de setembro de 1932 - 5 de março de 1963)
Maiores sucessos: "I Fall to Pieces", "Crazy"

Loretta Lynn
(14 de abril de 1935 - )
Maiores sucessos: "Coal Miner's Daughter", "One's on the Way"

Buck Owens
(12 de agosto de 1929 - )
Maiores sucessos: "I've Got a Tiger by the Tail", "Act Naturally"

Os anos 60 são lembrados pelas tragédias, mas foram também uma das melhores décadas da country music. os maiores artistas do período foram Buck Owens, George Jones, Jim Reeves, Johnny Cash, Eddy Arnold, Marty Robbins, Webb Pierce, Bill Anderson, Ray Price e Faron Young.

Patsy Cline, nascida como Virginia Patterson Hensley e criada no interior da Virginia, foi uma das simpatizantes do Som de Nashville. Eufórica como sempre, ela inicialmente rebelou-se na gravação do seu maior sucesso, "Walkin' After Midnight", em 1957, o qual descartou como "nada mais que uma velha música pop". Depois de 4 anos, voltou ao sucesso com músicas como "Crazy" (escrita por Willie Nelson) e "I Fall to Pieces". Sua canção "Sweet Dreams (Of You)" havia acabado de ser lançada quando ela e seus cantores Hawkshaw Hawkins e Cowboy Copas morreram em 1963 num acidente aéreo. Iniciava-se uma série de tragédias. O cantor Jack Anglin da dupla "Johnnie & Jack" morreu em um acidente de carro a caminho do funeral de Patsy; no ano seguinte, outro acidente aéreo levou a vida de Jim Reeves.

Assim como Patsy, Loretta Lynn possuía uma grande determinação para alcançar o sucesso. Com seu marido, Mooney, visitou estações de rádio em 1960 para divulgar sua primeira canção, "I'm a Honky Tonk Girl". Ela foi motivo de um livro e do filme Coal Miner's Daughter ("A filha do minerador"). Em 1972, foi eleita a primeira mulher "Entertainer of the Year" pela Country Music Association.

Buck Owens iniciou sua carreira em 1959, mas somente em 1963 lançou seu primeiro disco, "Act Naturally". Mais vinte sucessos vieram depois, liderados pelo seu dueto com Dwight Yoakam em 1988, "Streets of Bakersfield". Em 1969, Buck filmou o longa-metragem "Hee Haw" com Roy Clark. Buck e Merle Haggard foram os precursores do "Som de Bakersfield", uma cópia meio mal-feita do então consagrado Som de Nashville.

Anos 70 - OS FORA-DA-LEI ATACAM

George Jones
(12 de setembro de 1931 - )
Maiores sucessos: "He Stopped Loving Her Today", "She Thinks I Still Care"

Merle Haggard
(6 de abril de 1937 - )
Maiores sucessos: "Okie From Muskogee", "Workin' Man Blues"

Willie Nelson
(30 de abril de 1933 - )
Maiores sucessos: "Blue Eyes Crying in the Rain", "Always on My Mind"

Em 1970, o Som de Nashville estava ultrapassado. Alguns artistas como Conway Twitty, Merle Haggard e Charley Pride estavam dando preferência às origens. O maior desafio do Som de Nashville, no entanto, veio do movimento Outlaw (fora-da-lei). Cansado de ter que deixar os produtores escolherem as músicas e o estilo das gravações, Willie Nelson liderou uma revolta, juntamente com Waylon Jennings, Jessi Colter e Tompall Glaser. Eles queriam escolher suas próprias músicas, ter suas próprias bandas no estúdio e reter seus próprios direitos autorais. Lançaram, em 1976, o álbum Wanted! The Outlaws, que se tornou o primeiro disco country de platina. (Um disco de platina é aquele que vende 1 milhão de cópias).

Na principal ramificação do country, George Jones reinou como provavelmente o maior cantor country tradicional. Sua música, "He Stopped Loving Her Today", é considerada por muitos a melhor música country já gravada. Os anos 70 também presenciaram os melhores trabalhos de Merle Haggard, formalmente conhecido na prisão de San Quentin como A-45200.

Em sua juventude, Merle foi preso por dois anos por causar tumulto em um bar. Na prisão de San Quentin, conheceu um homem condenado à prisão perpétua que o ajudou a perceber que uma vida de crime não compensava e conseguiu contornar sua vida. Merle chegou a ser chamado de "O poeta do homem comum", por escrever canções melosas e sentimentais. Em uma década marcada pelo ecleticismo, havia muito espaço para os artistas pop-country, como mostraram Glen Campbell, Kenny Rogers, Lynn Anderson e Anne Murray. Foi uma época também para duplas românticas, especialmente os duetos Tammy Wynette-George Jones e Loretta Lynn-Conway Twitty.

Outro estilo apareceu no final da década, quando Hank Williams Jr. apareceu das sombras de seu pai com uma mistura country-rock. Com a acirrada disputa por audiência entre o country tradicional, o pop-country, a Outlaw Music e o country-rock, chegou-se a uma dúvida: O que é Country Music, afinal? Kenny Rogers opinou: "Country music é o que os caipiras ouvem."

Anos 80 - ASCENÇÃO E QUEDA DO COWBOY URBANO

Randy Travis
(4 de maio de 1959 - )
Maiores sucessos: "Forever and Ever, Amen", "Deeper Than the Holler"

George Strait
(18 de maio de 1952 - )
Maiores sucessos: "Love Without End, Amen", "All My Ex's Live in Texas"

Alabama
Randy Owen (14 de dezembro de 1949 - );
Teddy Gentry (2 de janeiro de 1952 - );
Jeff Cook (27 de agosto 1949 - );
Mark Herndon (11 de maio de 1955 - )
Maiores sucessos: "Tennessee River", "Feels So Right"

O filme Urban Cowboy, estrelado por John Travolta e Debra Winger, causou um impacto enorme no público. Milhões de pessoas das cidades compraram botas e chapéus, aprenderam a dançar e tentaram domar touros mecânicos. O filme tornou Mickey Gilley e Johnny Lee estrelas internacionais à medida que o som country invadia as casas das pessoas. As vendas dos discos enlouqueceram. Mas na metade dos anos 80, em meio a uma recessão econômica nacional, o cowboy da cidade enfraqueceu. O jornal The New York Times anunciou a morte da country music à medida que as vendas diminuíam. Com algumas exceções, como Conway Twitty, George Jones, Dolly Parton e Merle Haggard, os artistas country foram muito além do estilo tradicional. A solução seria criar o movimento "New Traditionalist", uma busca das raízes do estilo country. Ricky Skaggs, Reba McEntire, George Strait e John Anderson estavam entre a lista dos jovens artistas da revolução, mas Randy Travis, iniciando em 1985, viria a ser conhecido como o líder do movimento.

Randy Travis, um nativo da Carolina do Norte, saiu da delinquência juvenil para o sucesso internacional com músicas como "Forever and Ever, Amen". O movimento também inclui Keith Whitley, The Judds e Ricky Van Shelton, mas o foco não foi totalmente para a direção deles. Alguns cantores pop como Kathy Mattea e K.T. Oslin também acharam audiência entre os fãs do country.

O conjunto Alabama inovou. O quarteto formado em Muscle Shoals, Alabama, foi a primeira banda independente a fazer sucesso na country music, mostrando o caminho para bandas posteriores como Sawyer Brown, Shenandoah e Diamond Rio. Alabama bateu um recorde com 21 sucessos consecutivos entre 1980 e 1987, sendo que lança grandes sucessos até hoje.

George Harvey Strait, nascido a 18 de maio de 1952 em Poteet, no Texas. Casado com Norma Voss desde 1971, pai de George Jr., Daughter e Jennifer que morreu em 25 de junho de 1986 com 13 anos de idade em um acidente de automóvel. Após o sucesso do Filme "Pure Country" (no Brasil com o título "Coração de Cowboy"), onde George faz o papel de um cantor famoso de música Country, papel este que não deve ter sido difícil de ser feito pois o mesmo é um dos mais vendidos cantores da américa, ficou muito conhecido no Brasil, e suas músicas foram e são muito executadas no repertório das bandas do gênero. Mas a introdução de George Strait no Brasil foi um pouco anterior, quando o cantor de MPB Zé Ramalho gravou uma versão de uma música do George "Amarillo By Morning" com o título "Entre a Serpente e a Estrela", que foi trilha de uma novela da Rede Globo. Nessa época o CD "George Strait - Greatest Hits" que continha esta faixa, já começava a entrar entre os importados mais vendidos no País. Logo após este fato, veio o Filme "Pure Country" para acabar de consagrar este artista em território nacional. Dentre os prêmios do artista, podem ser citados:

  • 10 Prêmios da Country Music Association Awards (+ 42 Indicações).
  • 9 Prêmios da Academy Of Country Music Awards (+ 30 Indicações).
  • 4 Prêmios da American Music Awards (+ 10 Indicações).
  • 5 Prêmios da Music City News Awards (+ 40 Indicações).
  • 33 vezes eleito o cantor número 1 da Country Music.
  • 13 álbuns eleitos como número 1 de vendas nos EUA.
  • Um dos poucos artistas vivos já eleito a ocupar o "Country Music Hall Of Fame".

Anos 90 - A GARTHMANIA

Alan Jackson
(17 de outubro de 1958 - )
Maiores sucessos: "Don't Rock the Jukebox", "Chattahoochee"

Garth Brooks
(7 de fevereiro de 1962 - )
Maiores sucessos: "Standing outside the fire", "The Dance"

Reba McEntire
(28 de março de 1955 - )
Maiores sucessos: "You Lie", "Is There Life Out There"

Qualquer conversa sobre country music nos anos 90 deve começar com Garth Brooks, que vendeu mais discos do que qualquer outro artista country da história e enlouquece a platéia com performances ao vivo adotando o estilo pop-rock. Garth, que foi influenciado por George Jones, James Taylor e o grupo de rock KISS, apresenta os mais loucos e elaborados shows que a country music já viu.

Alan Jackson tem um estilo muito parecido com o do Garth, porém mais tradicional. Conseguiu o canivete de bolso de Hank Williams, um dos seus violões, e seu estilo de compor - simples, mas com muita emoção.

As atuais rádios country alternam entre músicas com o estilo tradicional e aquelas mais puxando para The Eagles do que para The Carters. Os anos 90 vêm presenciando um outro estouro do country, mas ao contrário da febre do Urban Cowboy nos anos 80, essa parece que veio para ficar.

Anos 2000

Diversas estrelas do rock e do pop flertam com a música country. Em 2000 , Richard Marx fez um breve crossover com seu álbum Days in Avalon , que continha cinco canções sertanejas e a participação de diversos cantores e músicos da cena. Alison Krauss backing vocals na canção Straight From My Heart de Marx . Além disso, Bon Jovi participa com Jennifer Nettles (do grupo Sugarland ) do single Who Says You Can't Go Home e há canções country no repertório de Don Henley e do grupo Poison . Em 2005, a cantora country Carrie Underwood venceu a quarta temporada do programa American Idol e se tornou uma artista vencedora do Grammy . Em 2007, Underwood ganhou o prêmio Grammy de Melhor Novo Artista e se tornou o primeiro artista country em dez anos a ganhar o prêmio. Underwood também se tornou a sétima mulher a ganhar o prêmio de Artista do Ano pela Academia de Música Country, e a primeira mulher na história a ganhar o Prêmio de Artista do Ano pela Academia de Música Country duas vezes consecutivas. O álbum de estreia de Underwood, Some Hearts, não foi apenas o álbum de estréia de um artista country mais vendido na história, mas foi classificado pela Billboard.com como o álbum country número um da década de 2000-2009.

Em 2006, a jovem cantora country Taylor Swift lançou seu primeiro álbum que a levou ao topo e marcou um "renascimento" do país ao ganhar muitos prêmios e discos. Ela ganhou destaque com seu primeiro single, Tim McGraw , aos 16 anos . Seu primeiro álbum de estúdio, Taylor Swift , passa 275 semanas na Billboard 200. Em 2008, Taylor Swift lançou seu segundo álbum de estúdio, Fearless, o segundo álbum mais vendido (atrás apenas de Adele 21 ). Kid Rock produziria outro grande hit crossover, All Summer Long em 2008. Darius Rucker , ex-vocalista do grupo de pop-rock Hootie and the Blowfish , começou uma carreira solo de country no final dos anos 2000 e até agora produziu três álbuns e vários Billboard Sucessos da lista dos 100. O show Nashville Star , embora não tenha tanto sucesso quanto American Idol , conseguiu promover Miranda Lambert e Chris Young para o público em geral. As sitcoms adolescentes também tiveram um impacto na música country moderna. Em 2008, a atriz Jennette McCurdy lançou seu primeiro single, So Close , seguido pelo próximo Love Generation em 2011. Outra estrela de comédia adolescente, Miley Cyrus (de Hannah Montana ), também realizou um crossover nos últimos anos. 2000 com The Climb e outro em dueto com seu pai, Billy Ray Cyrus , com Ready, Set, Don't Go . A atriz dos Irmãos Scott , Jana Kramer, também lançou um álbum country em 2012 com dois singles no Top 40. A atriz Hayden Panettiere também começou a gravar canções country como parte de seu papel na série de televisão Nashville .

Em 2010, a banda Lady Antebellum ganhou cinco prêmios Grammy, incluindo os cobiçados "música do ano" e "álbum do ano" por Need You Now . Um grande número de grupos e duplas começaram a surgir nas paradas na década de 2010. Além de Lady Antebellum , grupos como Little Big Town , The Band Perry , Gloriana , Thompson Square , Eli Young Band e Zac Brown Band surgiram para ocupam grande parte da cena country popular contemporânea. A influência da música rock também se tornou mais evidente durante os anos 2010 e início dos anos 2000, como evidenciado pelos sucessos de artistas como Eric Church , Jason Aldean e Brantley Gilbert; Aaron Lewis , também vocalista da banda de rock Staind , teve sucesso moderado na música country em 2011 e 2012. Também em alta nos anos 2000 e início de 2010 a inserção do rap e da palavra falada em canções country, artistas como Cowboy Troy e Colt A Ford fez carreiras neste estilo de mixagens (também conhecido como "Hick-Hop") enquanto outros, (Big & Rich e Jason Aldean) o usaram na oportunidade.

Hoje, A música country consegue se impor para além dos estereótipos, reputações injustas e redutoras que lhe foram feitas, ganhando cada vez novos públicos em todo o mundo (Austrália, Canadá, Irlanda, Alemanha, Holanda para os principais ) Estações de rádio, canais de televisão especializados, discos vendidos aos milhões fizeram da música country uma indústria. Superstars como Garth Brooks , Alan Jackson , Brad Paisley , Kenny Chesney , Keith Urban , Martina McBride , Carrie Underwood , Luke Bryan e Blake Shelton continuam com as evoluções da longa herança da música do Sul e do Oeste. A música country praticamente influenciado toda a música do xx °  século, especialmente Rock: Elvis Presley , Ry Cooder , JJ Cale , Mark Knopfler , John Fogerty , Ray Charles , Leonard Cohen , Elvis Costello , John Mellencamp , Robert Plant , Ray LaMontagne , Eddy Mitchell , Francis Cabrel , Joe Dassin , Hugues Aufray , Roy Orbison , John Hiatt , Neal Casal , Neil Young , Norah Jones , Ben Harper , Eagles , Chris Isaak , Bob Dylan , Bruce Springsteen , Van Morrison , Sheryl Crow , Popa Chubby , Tina Turner , Dean Martin , Bon Jovi , Salsedo , Sanseverino , Solal , Skyërn Aklea , Roch Voisine , Isabelle Boulay , Sting e The Beach Boys , entre outros.

Faça parte! Compartilhe

com o Clube Sertanejo

Contribua com o Clube, enviando cifras, perfis de artistas, cadastrando Fã Clubes, Releases, Eventos, Notícias, enfim materiais que tornem o site uma ferramenta de apoio e informação aos amantes do sertanejo e country.

FAÇA PARTE DO CLUBE SERTANEJO