Dupla Mizó & Mizael

Mizael

Nome Artistico: Mizael

Nome do Cantor: Lindomar de Moura

Wladimir Oliveira (Mizó) nasceu em Belo Horizonte, e cresceu vendo seu avô cantar e tocar violão. Na adolescência começou a cantar e procurar os caminhos que a música o levava. Aos dezesete, após a morte de seu avô, decidiu aprender violão para poder se acompanhar e em seguida começou a participar de um programa de televisão, onde cantava e concorria. Neste, Mizó alcançou o prémio máximo por duas vezes tornando-se um dos principais atos daquele show. Com esta consagração vieram os covites para abertura de shows de grandes estrelas como: O Rei Roberto Carlos, O Grupo de Ricky Martin; Menudo, Xitãozinho e Xororó, Sergio Reis, e outros. Algum tempo depois junto a seus primos, Mizó formou o grupo Tocaia e gravou o LP independente “Aracarí“ em 1988 . O disco conseguiu grande reconhecimento em todo o vale do Jequitinhonha e Mizó sentiu o gosto e a gratificação daquilo que ele mais gostava de fazer, cantar. Infelizmente por indiferencas pessoais o grupo Tocaia teve seu fim e Mizó resolveu abandonar o pais. Nos Estados Unidos, onde ainda reside, Mizó amadureceu mas nunca abandonou seu sonho. Tocou em bares, eparticipou de festivais ganhando em um destes o primeiro lugar, com a versão em Espanhol da música de sua autoria \"O Capitão das Estradas\". Mizó traz consigo uma voz melancólica e um jeito de cantar regional que completam as letras de suas canções. Canções estas que refletem o amor, a tragédia, a simplicidade do ser humano e trazem a tona a sensibilidade de mais um artista brasileiro que respira o dia a dia e o interpreta de maneira sutil em suas canções.

Lindomar de Moura (Mizael) cresceu na cidade de Goiania e teve sua infância marcada por fatos que confirmavam seu próprio sonho de cantar. Aos sete anos já cantarolava canções de grandes nomes da música sertaneja . A proprietária da fazenda vizinha convidava Mizael e seus irmãos para ir ate a cidade em seu carro e lhes oferecia Coca-Cola sob a condição de que as crinaças cantassem pelo caminho. Por algum tempo Mizael trabalhou como boia-fria e todos os dias as 5 da manhã, a pedido de seu patrão, cantava em cima do caminhão a caminho dos campos de plantação. “Tenho a recordação de mais ou menos aos meus onze anos estar sentado no galho de uma goiaberia cantando e um de nossos vizinhos veio dizer a minha mãe que eu tinha uma voz bonita e que ela deveria me levar a um programa de calouros” diz Mizael. Durante os anos 80 era comum que Mizael se encontrasse em uma garagem ensaiando com outros garotos que mais tarde vieram a ser a banda Capital Inicial entre outras do movimento de rock de Brasília. No entatno o estilo radical não trazia a mesma satisfação que ele encontravam nas canções romanticas. Sua familia mudou-se várias vezes e Mizael adaptou-se a vida de andarilho, nos anos noventa ele foi mais um brasileiro a deixar o pais em busca de melhores oportunidades, e nos EUA depois de fazer um pouco de tudo viu possibilidades de tentar finalmente realizar seu sonho. Atraves de amigos em comum Mizó e Mizael se encontraram para um ensaio e depois deste dia não se separaram mais.

Os anos passam e mudan-se os costumes, o cabelo as roupas, e alguns mudam de pais, como fizeram muitos que hoje moran no exterior. Nesta mudança muitos trazem consigo fotos, roupas e outras bugingangas de estimação que os conectam com o passado e com a origem. Mas sem duvida aquilo que vem agarrado na garupa da aventura de cada um e a sua cultura, seus gostos e a maneira de se satisfazer com suas próprias opções. Os Brasileiros que hoje residem nos EUA já nao são aquele numero pequeno da decada de oitenta ou do começo dos noventa e isto esta relfetido na diversidade de lojas e restaurantes encontrados nas cidades onde vivem. Outra evidência deste fator social e a frequente mostra de arte, eventos e entretenimento, que realizam se aqui. No dia 7 de setembro do ano passado na última festa de independencia na rua 46 en NY, aproximadamente as tres da tarde subiu ao palco dois artistas vestidos como cowboys, acompanhados por banda. Em um visual sulrealista, algo parecia fora de lugar, pois todos estavam a espera do samba do grupo E o Tchan. Ao som do primeiro acorde de violão a plateia em seguida reconheceu a música e o resto virou loucura para os que ali estavam.. . . Hoje vários meses depois, aquela dupla, que muitos na plateia pesavam ter vindo do Brasil, contiua por aqui percorrendo o caminho que antes era somente feito pelas bandas de samba e pagode e o pessoal da bossa nova, de nossa comunidade. Mizó & Mizael conquistaram seu espaço trazendo enfim para o primeiro mundo o estilo sertanejo e forró. Algumas das pessoas que assistem aos shows da banda dizem que esperavan por 15 anos por algo assim, e sempre voltam. Mas nem tudo e tão simples para artistas que veem seu trabalho ser rotulado e descartado como produto não tão bom. “O sertanejo custou a conquistar seu espaço até mesmo no Brazil. . . aqui então . .” com tom inconforme diz Mizó um veterano que no passado gravou discos e participou de eventos que incluiram o Rei Roberto Carlos, Xitãozinho e Xororó, Sergio Reis e outros. Os dois cowboys preferem levantar a cabeça não dar ouvidos e seguir com o que fazem de melhor, cantar com vozes afinadas e canções chorozas como o estilo manda e assim assistem crescer seu público a cada dia que em seus shows cantarolam suas canções. Toda manifestação de sentimentos de um povo e considerado o que chamamos cultura e arte e Mizó & Mizael estão trazendo para os nos uma parte do Brasil que estava faltando, uma parte simples, modesta, que nasceu há muito tempo, da simplicidade do homem do campo, das fazendas, cheiro de mato, terra molhada, viola e do sentimento de ser livre.

Nome: Ronaldo de Morais

Email: produtor@hotmail.com